CTAv participa da 10ª edição da APEX que acontece em junho, no Rio de Janeiro

A 10ª edição da APEX – Audiovisual Preservation Exchange – acontecerá no Brasil entre os dias 02 e 14 de junho, e a Universidade Federal Fluminense, a UFF, é a anfitriã oficial do evento em solo nacional. O projeto, idealizado pela Tisch School of Arts, de Nova York, tem como objetivo a colaboração internacional e o diálogo acadêmico a respeito da preservação de filmes e mídias, a fim de garantir o patrimônio audiovisual mundial.

Como abertura oficial do projeto, haverá o Encontro Apex 10 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM, nos dias 02 e 03/06. A ideia é reunir os representantes dos arquivos latino-americanos de outroas edições para traçarem um balanço das atividades e seus resultados, bem como planejarem próximas estratégias de diálogos e trocas entre a comunidade do setor.

Na sequência, a partir do dia 04, a equipe da Tisch passa a visitar os arquivos envolvidos, que são pertencentes ao Centro Técnico Audiovisual, o CTAv, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ, e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, AGCRJ. O objetivo é trocar conhecimentos e habilidades com as equipes, abordando temas como inspeção e cuidado de materiais audiovisuais, catalogação, gerenciamento de metadados, digitalização, preservação digital e acesso a coleções.

Após a agenda com o APEX, o CTAv participa do 13º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, que acontece de 14 a 18 de junho durante a Monstra de Cinema de Ouro Preto. Além da "Mostra Preservação", a programação inclui debates, diálogos, cases de restauro, master class internacional, workshop também internacional e a Assembleia Geral da ABPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui