Documentários brasileiros "Ex-Pajé" e "O Processo" são selecionados para o festival "É Tudo Verdade"

Dois longas-metragens nacionais foram selecionados para o festival É Tudo Verdade, principal festival de documentários da América do Sul.

"Ex-Pajé", escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, será exibido no dia 18 de abril no Rio de Janeiro e no dia 19 em São Paulo – data em que é comemorado o "Dia do Índio". No Festival de Berlim, o filme recebeu o prêmio especial do Júri Oficial de Documentários da Mostra Panorama. A produção da Buriti Filmes e Gullane terá estreia nacional no dia 26 de abril.

O enredo de "Ex-Pajé" apresenta o drama contemporâneo dos povos indígenas a partir da história pessoal de Perpera, um índio Paiter Suruí que viveu até os 20 anos em um grupo isolado dentro da floresta onde se tornou pajé. A trama muda de rumo com a chegada dos brancos e de um pastor evangélico, que afirma que os atos e saberes do pajé são "coisa do Diabo".

Já "O Processo", sobre o impeachment de Dilma Rousseff, será exibido no dia 15 de abril, em São Paulo, e no dia 17, no Rio. O longa de Maria Augusta Ramos estreou em fevereiro, no Festival de Berlim – na ocasião, foi o terceiro melhor documentário escolhido pelo público na mostra Panorama.

Para a realização do filme, a diretora viveu por meses em Brasília, onde acompanhou cada passo do processo que culminou no impeachment da ex-presidenta do Brasil. Sua equipe circulou pelos corredores do Congresso Nacional e filmou coletivas de imprensa, votações na Câmera dos Deputados e bastidores de momentos excluídos dos noticiários.

O longa é produzido por NocoFilmes, coproduzido pelo Canal Brasil e tem distribuição de Bretz Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui