TELA VIVA NEWS
Mercado internacional
segunda-feira, 5 de outubro de 2009, 14h14
RioFilme participa de painel no Mipcom
O CEO da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, participou na manhã desta segunda, 5, de painel sobre fontes internacionais de financiamento à produção no Mipcom, maior evento mundial de conteúdos para TV, que acontece esta semana em Cannes, na França.
Leitão apresentou alguns dos diferentes mecanismos disponíveis no Brasil e particularmente no Rio, foco de ação da RioFilme. Ele lembrou ao público a importância do produtor estrangeiro se associar a uma produtora nacional para ter acesso aos incentivos brasileiros.
Regiões
Participaram também do painel representantes de outras regiões do mundo que oferecem não apenas fundos, mas também condições facilitadas para atrair produções, como a Ile-de-France (região que engloba a grande Paris), a província canadense de Ontario e a Alemanha.
No caso francês, além dos fundos nacionais e regionais, o produtor pode contar ainda, segundo Olivier-René Veiloon, diretor da Ile-de-France Film Commission, com a coprodução de entidades como os museus do Louvre e d'Orsay.
No caso canadense, a novidade é a criação de um fundo para financiar a propriedade intelectual. "Queremos financiar os projetos em um estágio anterior ao da produção, quando ainda são ideias, conta Karen Thorne-Stone, CEO da Ontario Media Development.
André Mermelstein, de Cannes.